O Castelo Velho de Safara vai estar em exposição, na ala lateral do Museu Municipal de Moura a partir de hoje e até dia 30 de setembro.
A inauguração tem lugar às 17 horas, contará com uma palestra a cargo dos responsáveis científicos pelas escavações, Mariana Nabais e Rui Monge Soares. A iniciativa servirá ainda para assinalar o lançamento do n.º 5 da Lacant – Revista Municipal de História, Arqueologia e Património.
“O Castelo Velho de Safara é um dos mais “míticos” sítios arqueológicos do concelho de Moura. Conhecido desde, pelo menos, 1969, só em 1985 são lançadas as primeiras hipóteses sobre a história da sua ocupação. Em 2010 realiza-se um levantamento topográfico das estruturas evidentes no local, dando conta da sua muralha circundante e de várias linhas de fossos defensivos.
Desde junho de 2018 que a escola internacional de campo de arqueologia South-West Archaeology Digs escavou seis sondagens, demonstrando a importância do Castelo Velho de Safara, em termos de ocupação humana, com vestígios da Idade do Ferro, da época Romano Republicana, até aos primeiros anos do Império.” Refere a nota de imprensa da autarquia de Moura.
Esta exposição, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura e a South-West Archaeology Digs, destina-se a dar a conhecer ao público alguns dos materiais arqueológicos mais importantes recolhidos, bem como a partilhar algumas das conclusões mais importantes relactivamente à história da ocupação humana daquele local.