Travar o declínio do Montado, um sistema agroflorestal único e internacionalmente reconhecido e revitalizar a paisagem e as zonas rurais no Sul de Portugal são pontos fulcrais para criar resiliência e adaptação do Alentejo às alterações climáticas.
A estratégia do Montados Net-Zero propõe inovar, gerar modelos de negócios mais atractivos para os empreendedores rurais, jovens e mulheres, sustentados em práticas produtivas e de gestão regenerativas e inovadoras com foco na saúde do solo, valorizando a sua função de sequestro e armazenamento de carbono.
O projeto é liderado pelo MED-Universidade de Évora e firma nove parcerias estratégicas entre este instituto de investigação, vocacionado para o estudo dos ecossistemas e sistemas alimentares no contexto mediterrânico, e diversas entidades ligadas ao Montado.
Recuperar o equilíbrio entre a conservação da natureza, os serviços ambientais prestados à sociedade pelo Montado e o desenvolvimento económico, através do fornecimento de recursos e produtos de alto valor acrescentado, torna-se essencial quando uma das paisagens mais emblemáticas do Mediterrâneo é também uma das mais ameaçadas do mundo.
Fonte: Agroportal e Montados Net-Zero.