A Santa Casa da Misericórdia de Beja, com uma equipa de apoio domiciliário em Saúde Mental ativa desde 2021, tem como principal objectivo “intervir junto de adultos com doença mental grave clinicamente estabilizada, necessitando de programas adaptados ao seu grau de incapacidade psicossocial. Atenta às necessidades da região, a instituição identificou uma carência na intervenção em crianças e adolescentes.” Refere a instituição em comunicado.
Para colmatar esta lacuna, a Santa Casa da Misericórdia de Beja submeteu uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Meta 57: Alargar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados com lugares de Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental.
“É com grande satisfação que anunciamos que esta candidatura foi aprovada, tendo sido celebrado contrato na passada quinta-feira, dia 27 de julho, com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo).
Este contrato representa uma resposta fundamental para a nossa região, permitindo-nos alargar o nosso apoio domiciliário em saúde mental na infância e Adolescência, contribuindo para uma intervenção mais abrangente e eficaz.” Diz a Santa Casa da Misericórdia de Beja.
Este novo projecto a instituição reforça a promoção da saúde mental e o bem-estar da comunidade, oferecendo um suporte essencial às famílias e aos jovens que necessitam de cuidados especializados.