O grupo “Monda”, fundado por Jorge Roque em parceria com mais dois músicos do Alentejo, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, são o rosto de uma nova tendência musical que chega a diferentes gerações. Dito desta forma, parece que começaram ontem, mas já lá vão quase 10 anos assinalados no próximo ano. Estão a preparar a data com vários concertos e provavelmente um novo disco, o terceiro. Em 2016 deram a conhecer o primeiro trabalho discográfico – “Monda” e em 2019 “Cal”.
O vocalista Jorge Roque, natural de Portel, esteve desde sempre ligado à música, primeiro com o Cante Alentejano, depois com o Fado e mais tarde com o Pop e o Rock.
De volta atrás no tempo, em 2010, foi o justo vencedor do programa da RTP1 “operação Triunfo”. Depois dessa experiência, frequentou em 2011 uma prestigiada escola de música em Boston, onde aperfeiçoou os conhecimentos musicais. Já em 2013, editou o primeiro álbum de originais em nome próprio, com o nome “Às Vezes”.
Hoje, na conversa com a Rádio Planície, conta as influências musicais desta nova tendência de cantar o Alentejo e no campo pessoal, recordou o quanto foi feliz durante a adolescência passada em Moura, onde tem família.