Uma das propostas de enoturismo para o verão no Alentejo, é o convite para uma viagem por mais de 2000 anos de história do vinho no Município da Vidigueira, uma sugestão da Ribafreixo Wines, produtor vinícola alentejano que integra o grupo Terras & Terroir. O programa destinado a grupos e famílias resulta de uma parceria com a Honrado Vineyards e arranca com uma visita às ruínas da villa romana de São Cucufate, uma das maiores de Portugal. Datado do século I, o vistoso complexo, que evoluiu de espaço de produção agrícola a casa palaciana, preserva evidências do domínio do processo de produção de vinhos por parte dos romanos, há mais de dois milénios, informação partilhada pela marca.
O roteiro inicia na Adega-Museu Cella Vinaria Antiqua by Honrado Vineyards, em Vila de Frades, um espaço do século XVI que foi recuperado e restituído à forma original, assumindo-se como espaço de partilha sobre a técnica ancestral de produção artesanal de vinho de talha. Após a prova de vinho na Adega-Museu, o almoço é servido no restaurante típico País das Uvas ou no restaurante panorâmico da Ribafreixo Wines, na Herdade do Moinho Branco.
A viagem por mais de dois mil anos de história fica completa com uma visita à moderna adega do produtor do grupo Terras & Terroir, um espaço inaugurado em 2012, com quatro mil metros quadrados, apetrechado com tecnologia e metodologias de ponta para a produção e embalagem de vinhos, apresentando capacidade para produção de mais de um milhão de garrafas. O programa “do passado ao presente à descoberta dos melhores vinhos” termina com nova prova de vinhos e tem um valor dos 40 aos 80 euros por pessoa, para um número mínimo de dois visitantes (experiência de família) e de 15 clientes (experiência de grupo).