O livro “Defender a Pátria – Ruralidade e Fronteira nas Guerras dos Séculos XVII e XVIII”, da autoria do historiador de Santo Amador, João Ramos, é apresentado este domingo, às 11h00 na Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração. Uma obra de investigação, explicada de forma resumida pelo autor, em conversa com a Planície.
A finalidade do escritor foi a de “estudar o efeito das guerras” e por isso debruçou-se “num espaço que é muito emblemático, quer no âmbito da Guerra da Restauração, quer da Guerra da Sucessão, que é o caso da Aldeia de Santo Aleixo (da Restauração)”. O trabalho foi realizado sobretudo porque João Ramos tinha curiosidade em saber “o que aconteceu à aldeia e àquelas pessoas depois dos ataques e como é que depois estruturaram a aldeia. Para fazer isso, tive de fazer uma releitura dos acontecimentos que já tinham sido escritos e fui tentar “perseguir” aquelas pessoas e saber o que tinha sido a sua vida”, contou.
O historiador João Ramos, lança este domingo em Santo Aleixo da Restauração, a obra “Defender a Pátria – Ruralidade e Fronteira nas Guerras dos Séculos XVII e XVIII”, das Edições Colibri.