A presença em Moura do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, foi uma ajuda para “desbloquear” a situação do futuro hotel de cinco estrelas no Convento do Carmo. Pelo menos, o presidente da Câmara Municipal de Moura está confiante. “Nos próximos dias vamos ser recebidos pelo Secretário de Estado do Turismo em Lisboa e vai ter uma solução, sem dúvida nenhuma.
Foi isso que conversámos há algumas semanas com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e daremos mais essa alegria à população do concelho de Moura”.
Depois do almoço com autarcas e empresários da região, o responsável da pasta do Turismo referiu que o futuro hotel, está neste momento “em processo de resolução e estudo. Há uma ambição legítima justificada do presidente da Câmara de Moura que aliás, foi o primeiro contacto que me fez, que transita do meu antecessor e que ainda não está na minha mesa, mas que aguardo que me seja colocada pelo Turismo de Portugal para uma decisão final”.
O sector tem sido um dos mais desenvolvidos na região, com a sinergia e investimentos entre várias entidades, mas é preciso ter em conta, como afirmou Pedro Machado que “o turismo é feito de um conjunto de factores e estruturas que faz com que as pessoas se possam deslocar. A mobilidade, a acessibilidade e a saúde, são factores para que a experiência turística possa acontecer. Da parte da nossa pasta, a nossa prioridade é criar condições para que os agentes privados possam desenvolver a sua actividade”, complementada com o apoio público.
Em dia de inaugurações, autarcas e empresários foram ouvidos pelo Secretário de Estado do Turismo, um encontro que aconteceu em Moura. “Conseguiu-se trazer o poder político local e os empresários para que estes possam desenvolver os seus negócios. Estou certo que saímos todos enriquecidos deste encontro”, afirmou Pedro Machado convicto de que o sucesso do futuro turístico da região será agregador e feito em sinergia com todos os actores locais.