Geracante – Alunos de Moura levam Cante Alentejano a Lisboa

O Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova vai levar o Cante Alentejano a Lisboa, em dois concertos, no âmbito do projecto Geracante. Os jovens alunos vão actuar no dia 07 de junho, na Igreja de São Roque, às 18h00, e, no dia 8 de junho, no Panteão Nacional, às 11h00, um concerto que irá juntar cerca de 100 crianças e “tocarão várias peças, desde a música clássica, ao Cante Alentejano. Vamos tentar que as pessoas fiquem surpreendidas com o resultado”, afirmou à Planície o mourense António Santinha, director da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa, e ligado à Orquestra Geração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para o ensaiador do Grupo da Porta Nova, José Mira, esta é sem dúvida a melhor maneira de comemorar os 25 anos de existência este grupo. “É a cereja em cima do bolo”. Estes concertos “são uma experiência fenomenal para mim e para eles”, já que com apenas três ensaios, as crianças “põem uma moda de pé”.
Recorde-se que a iniciativa de juntar a Orquestra Geracante e o Grupo Coral Infantil da Porta Nova, surgiu o ano passado, através de José Mira e de António Santinha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Moura e do Agrupamento de Escolas de Moura. Neste caso, o apoio prestado é de “articulação entre todos os parceiros: Câmara, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e os titulares de turma”, assegurou a subdirectora do Agrupamento, Filomena Serafim.

Para o Município “este projecto é da maior importância para manter e promover uma das tradições mais antigas do Alentejo – o Cante. É ainda de valorizar o trabalho que é realizado nas escolas do concelho que mantém vivo este nosso património junto dos mais novos”.
Dia 22 deste mês, está programado o espectáculo às 18h00 na Igreja do Carmo, na cidade.
O projeto Geracante resulta da parceria entre a Orquestra Geração Santa Casa (SCML/Orquestra Geração Sistema Portugal) e o Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova, que comemora 25 anos de atividade e conta com 55 músicos infantis e juvenis e 30 cantores infantis de Cante Alentejano.

Scroll to top
Close
Browse Tags