Moura investe na oferta turística – Estação Náutica, Praia do Lago e novos alojamentos

O mês de junho de 2024 será um marco para o concelho de Moura no âmbito do turismo, com a inauguração da Estação Náutica de Moura (ENM) e da praia fluvial, designada como Praia do Lago, no dia 19 deste mês, dois investimentos de grande importância e que fazem parte da estratégia definida pela Câmara Municipal e pela ERT – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e que abrem a época balnear. O início de um caminho que será presidido nesta data pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e por Álvaro Azedo, a par de outras entidades e convidados igualmente relevantes.

“Vamos inaugurar a infraestrutura que é tão importante para nós e ainda debater algumas matérias que estão na ordem do dia no concelho de Moura. O Programa Revive com o projecto do Convento do Carmo e também o Revive Natureza associado à Herdade da Contenda”, antecipou o presidente da autarquia de Moura.
Visto como um dos principais polos de desenvolvimento turístico da região, a ENM irá permitir a diversidade de actividades náuticas desportivas e outras, de referência nacional, associada ainda a espaço de colóquios e fóruns a nível nacional e internacional, onde serão aproveitadas todas as potencialidades da água da albufeira para futuras oportunidades. O valor total da infraestrutura ronda os 2,2 milhões de euros.

O investimento é uma das “âncoras” de Moura, como lhe chamou o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a par “da cultura, do património e da natureza com a Herdade da Contenda. Claramente que a Estação Náutica de Moura pode trazer mais benefícios económicos para o concelho e tornará o turismo de Moura mais competitivo”, reafirmou José Manuel Santos.
Na visão da ERT, a ENM “permitirá atrair outro tipo de clientes, potenciar as estadias médias e permitirá dentro de um circuito que já engloba outras praias e outras infraestruturas náutica do Alentejo, que as pessoas venham a Moura”.
Na mesma data, 19 de junho, abre o primeiro hotel de charme de Moura um empreendimento da Sociedade de Promoção de Projectos Turísticos e Hoteleiros, gestora do Convento do Espinheiro, em Évora.

Um dos antigos palacetes da Rua 05 de Outubro, no centro da cidade, foi transformado num espaço de requinte, composto por nove quartos de luxo, restaurante e piscina. O administrador do grupo empresarial, Nuno Camacho, confirmou à Planície a inauguração do alojamento e explicou que a oferta estará direccionada para “um público que quer exclusividade” e que procura “quartos grandes para viver uma experiência diferente da que vive num hotel normal”.
A decoração cuidada e pensada ao pormenor, permite aos visitantes conhecer a história do edifício, aliando o conforto à modernização. E é isso que se espera deste novo conceito, o primeiro na cidade de Moura.

leia também
Turismo regista um aumento no Alentejo

Com um investimento de cerca de um milhão e seiscentos mil euros, o projecto permitiu a contratação de “seis postos de trabalho para começar, sem contar com o restaurante”, que abrirá na antiga cocheira do palacete, um espaço diferente, “com sabor alentejano, mas com outro tipo de apresentação”, reforçou Nuno Camacho. De salientar que a formação aos funcionários contratados, foi realizada no Convento do Espinheiro.
O crescimento hoteleiro em Moura reflecte-se na oferta de mais dormidas com o propósito de acolher mais turistas, não só ao nível do investimento privado, fruto do Alojamento Local, mas também da expansão de um empreendimento já existente, o Hotel Passagem do Sol, que irá contemplar mais 20 camas.

leia também
Estação Náutica de Moura e praia fluvial inauguradas no dia 19 de junho

E, porque falamos de espaços diferenciadores dedicados a um nicho de mercado, não esquecemos o bonito palacete da Casa das Nunes, situado numa das zonas principais da cidade de Moura, um edifício de 1868, que albergará o primeiro hotel da cadeia Infinit Collection. O interior e exterior do prédio será reconstruído pela empresa TANAGRA e inclui 15 suítes, restaurante, bar e área de piscina, entre outros espaços requintados e sofisticados. A gestão do projecto pertence à Livingroup, promotora imobiliária.
Os dados estão lançados. José Manuel Santos da ERT, não hesita em dizer que “Moura é um concelho de presente em termos turísticos, mas também de futuro com um papel muito relevante na Estratégia Regional de Desenvolvimento Turístico.

Scroll to top
Close
Browse Tags