Alqueva – “O Alentejo não seria o mesmo sem a Barragem” José Manuel Grilo

O presidente de Portel não tem dúvida de que o Município que gere, “não seria o mesmo sem a Barragem de Alqueva”, mas também “todo o Alentejo”. “Embora Portel esteja a montante da barragem com pouca área de regadio, a mesma tem dado muito incremento na área do turismo e no abastecimento de água”, declarações de José Manuel Grilo durante o “Dia Aberto” da Barragem de Alqueva, realizado na passada semana.

leia também
Centro Alqueva está previsto abrir no final do verão

A importância da infraestrutura para toda a região, foi uma opinião também corroborada pelo presidente da EDIA, ao explicar no Auditório do Centro de Alqueva “as grandes vantagens que as barragens trazem para as sociedades e para o homem, contrariando um movimento que às vezes aparece na Comunicação Social e na opinião pública de que estas estruturas têm muitos efeitos negativos”. E os aspectos positivos são muitos na opinião de José Pedro Salema. “Estas estruturas criam condições para o desenvolvimento humano com uma escala sem precedentes”, “que têm com certeza efeitos, porque sempre que fazemos um muro num rio vamos interromper o seu fluxo e há uma série de coisas que vão deixar de acontecer”.

Contudo hoje, “sabemos minimizar esses efeitos negativos e podemos criar condições de melhoramento ambiental, com a criação de caudais ecológicos, rios que antigamente secavam no verão e hoje podem ter um pequeno caudal ecológico que mantém ecossistemas ribeirinhos, verdadeiros hotspots (ponto de acesso) de biodiversidade e podemos ter efeitos positivos”, reflectiu Salema sobre a importância ambiental da Barragem de Alqueva.

Scroll to top
Close
Browse Tags