Praias Fluviais do Alentejo – Época balnear abre as portas ao verão

A abertura da época balnear 2024 durante este mês de junho, em algumas das principais praias fluviais da região, é sinal de que o verão está a chegar e o Alentejo volta a ser procurado por famílias de norte a sul do país para momentos de descanso e lazer. Os dias quentes que se avizinham, convidam a uma experiência única para quem aprecia os mergulhos em locais perto da natureza e opta por trocar a água salgada pela água doce.

No Roteiro do Alqueva, a ideia é integrar no mapa de férias mais uma opção este ano, com a inauguração no dia 19 deste mês da Estação Náutica de Moura, da nova praia fluvial chamada de Praia do Lago e das duas piscinas flutuantes, uma infantil e outra para adultos, com a época balnear a iniciar no dia 19 de junho e a terminar a 30 de setembro. O local será vigiado diariamente por dois nadadores salvadores.
O responsável pela Estação Náutica de Moura, Nelson Bartolo, adiantou à Planície todos os procedimentos que estão a ser seguidos para que a nova praia tenha todos os requisitos de segurança e sustentabilidade ambiental. “A Praia do Lago apresentou a candidatura ao galardão Bandeira Azul, a qual foi aceite e vai ser avaliada no dia 14 de junho, pelas entidades competentes. Com este galardão pretendemos educar para o desenvolvimento sustentável da mesma, através de acções de Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário”.

Foi feita também uma candidatura ao programa PRAIA SAUDÁVEL, com um objectivo definido, “o de melhorar as condições de segurança, ambientais e de acessibilidades da Praia do Lago, através da disponibilização de equipamentos nas vertentes de segurança, acessibilidades e gestão ambiental, bem como promover acções de sensibilização nestas áreas”, referiu o coordenador.
Ainda uma candidatura ao programa“PRAIA ACESSÍVEL – PRAIA PARA TODOS!”. “Estas bandeiras são extremamente importantes para a Praia do Lago, uma vez que pretendemos assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade”, sublinhou Nelson Bartolo.
Para apoio a pessoas com mobilidade reduzida, a Praia do Lago apresenta uma zona específica de sombrinhas com espreguiçadeiras, um passadiço de acesso à água, uma zona pedonal que percorre toda a zona da praia, casas de banho adaptadas, zonas de estacionamento próprias, uma cadeira anfíbia e acesso a todas as infraestruturas devidamente adaptadas com rampas de acesso.

A praia “nasceu para dar resposta a todos os clientes que pretendam usufruir de um espaço de excelência e que dê resposta a todas as necessidades procuradas. É composta por espaços de areia, de prado regado e não regado, um espaço de lazer com árvores e mesas de picnic, três espaços para operadores turísticos, um espaço de restaurante e bar e uma Área de Serviço de Autocaravanas, que se encontra em fase de conclusão”, reforçou o responsável da ENM.
Para além de todas estas instalações, o local apresenta um passadiço aquático, “onde se pode atravessar de uma margem a outra, apreciar a praia de um ângulo nunca imaginado e desfrutar de um banho nas duas piscinas localizadas no meio da barragem de Alqueva. Todo este espaço está pensado para os visitantes. Para quem gosta de desfrutar de uns dias magníficos em contacto directo com a natureza, com calma e tranquilidade, associado à partilha de momentos de lazer, de reconhecimento do território, de apreciar o mais bonito nascer e pôr do sol, associados à tranquilidade da observação nocturna das estrelas, tudo isto associado a uma boa cama e uma boa mesa”, palavras do coordenador da Estação Náutica de Moura, Nelson Bartolo.
Aqui ao lado, no concelho de Portel, a cerca de 1,5 quilómetros da aldeia que deu o nome à barragem, existe a Praia Fluvial de Alqueva, mesmo no coração do Grande Lago e que oferece aos visitantes um areal e zona relvada com toldos e colmos, que se expandem por um espaço aprazível de boas dimensões. A praia dispõe de uma zona de banhos delimitada para segurança das crianças e é indicada para pessoas com mobilidade reduzida. Estacionamento, bar e restaurante com vista para o Lago, fazem parte do espaço.
20 minutos separam esta praia da próxima que lhe vamos dar a conhecer, a Praia Fluvial de Amieira, sendo hoje também uma referência no Alentejo e no país. Localizada junto ao Cais Fluvial de Amieira, oferece a quem procura o local, perto de 600 metros de areal, zona relvada com toldos e zona delineada na água indicada para crianças. É inclusiva e acessível a todos, com boas condições de acesso e estacionamento para autocaravanas e parque de merendas. Tem ainda um bar e um restaurante.
Os dois espaços integram a rede de praias Bandeira Azul, promovendo todas as normas de segurança e acessibilidades, uma característica que favorece o concelho e o Lago Alqueva. Em ambas, a época balnear abre a 08 de junho e termina a 21 de setembro.
O presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo, mencionou à Planície que as praias de Alqueva e Amieira são “espaços de atracção a turistas, em conjunto com a arquitectura e a gastronomia, mas também de lazer e descanso para quem vive no Município”. “Queremos incentivar os investidores a ultrapassar alguns constrangimentos para que no futuro este tipo de turismo possa ser sustentável em todos os aspectos”, declarou.

Por outro lado, se a opção for conhecer o concelho de Mértola, a praia fluvial da Tapada Grande na Mina de S. Domingos, pode se visitada desde o dia 01 de junho, até 15 de setembro. É considerada como um dos locais de eleição dos turistas e é desde 2012, galardoada com a Bandeira Azul, uma distinção que cumpre todos os requisitos deste programa.
A infraestrutura está dotada de um anfiteatro ao ar livre, um parque de merendas e um espaço para crianças, entre outras zonas de lazer. Com a distinção de “Praia Acessível – Praia para Todos!”, permite uma melhor utilização dos visitantes com mobilidade condicionada e acesso à praia, lugares de estacionamento exclusivos, sombra e cadeira anfíbia.
Neste roteiro de descanso e diversão, inclua mais uma praia fluvial, desta vez em Mourão, de 15 de junho a 15 de setembro, situada no parque das Merendas, a cerca de 1 quilómetro da vila. A segunda maior praia certificada do lado de Alqueva, distinguida pela Quercus com o galardão “Qualidade Ouro”, tem 320 metros de areal dos quais 100 são vigiados, tem ainda uma piscina flutuante, relvado, chapéus de sol e na zona das merendas, dispõe de mesas, bancos, sombra e churrasqueiras. O estacionamento é gratuito, tal como em todas as outras praias que referimos neste artigo.

Seguimos em direcção à Praia Fluvial de Monsaraz, situada no Centro Náutico do concelho, a cerca de 4 quilómetros da vila medieval, tem bandeira azul, vigilância, areal, zona de sombras e acesso à água para pessoas com mobilidade condicionada. De 01 de junho a 22 de setembro, este pode ser um bom destino de verão.
No périplo das praias fluviais pelo território, não esquecemos a Praia dos Cinco Reis, em Beja, com o verão a abrir no dia 15 de junho e a prolongar-se até 15 de setembro.
Areal extenso, chapéus de sol e espreguiçadeiras, é reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida e dispõe de equipamentos anfíbios ao apoio ao banho. Tem também uma zona de conforto com sombra, adjacente ao percurso acessível e reservado a pessoas com mobilidade condicionada. Complementa a oferta com bar, restaurante e dois parques de estacionamento.
Estas são algumas sugestões que pode visitar no Alentejo, durante a ápoca quente do ano.

Scroll to top
Close
Browse Tags