No âmbito do Dia Mundial da Criança celebrado a 01 de junho, mais de 48.000 crianças integram o programa de Literacia Digital da Microsoft e da GNR, com os primeiros resultados das acções de sensibilização a nível nacional, a serem agora divulgados.
Em Portugal, desde o início deste ano e até ao final do mês de maio, as duas entidades já realizaram mais de 1.296 sessões de sensibilização em 4.251 escolas em todo o país, as quais contaram com a participação de 49.160 pessoas, com destaque para as 48.226 crianças e adolescentes a frequentar o 1.º ciclo (33%), 2.º ciclo (57%) e 3.º ciclo e secundário (10%) de escolaridade. A forte adesão a este programa é notória igualmente nos adultos, neste período entre pais, professores e comunidade sénior, foram registadas mais de 900 participações, o que representa um dado importante para a consciencialização sobre os riscos inerentes à utilização da Internet entre as diversas gerações.
Paralelamente, e com a missão de conseguir chegar a cada vez mais pessoas, tanto a nível nacional, como internacional, as ações de sensibilização continuam a ir além-fronteiras e nestes quatro meses já chegaram a um total de 150 crianças do 1.º Ciclo em Bucareste, Roménia.
No âmbito do Dia Mundial da Criança, importa ainda recordar algumas das conclusões do último estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, nomeadamente o facto da desconfiança na utilização da internet ter aumentado 3% face a 2023 e situar-se neste momento nos 45%, com a incapacidade de limitar o tempo online a ser um dos principais desafios entre pais e tutores.