“Projectos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos no auditório da CCDR Alentejo, em Évora, no passado dia 23 de maio, um fórum promovido pela Secretaria-Geral do Ambiente. O assunto principal em questão foi o aumento da resiliência e capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas.
A Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Carmen Carvalheira, o Secretário-Geral do Ambiente Marco Rebelo e o representante da Embaixada da Noruega em Portugal, Gerd Pettersen, estiveram presentes na sessão de abertura deste Seminário. No decorrer dos trabalhos foi abordada a presente situação das medidas de adaptação climática enquadradas num contexto de acção global, nomeadamente acções concretas que reduzam o risco dos impactos das alterações climáticas. Foi ainda analisada a adaptação a nível local e uma visão integrada do território que tornam necessária a ligação entre o planeamento territorial e os planos de adaptação a essas mesmas alterações.
No seminário foi reforçada a ideia de que deverá existir um esforço para passar do planeamento à acção, o que passa pela divulgação do contributo do Programa Ambiente para a Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal e pela discussão dos resultados dos projectos financiados.