Gonçalo Valente, o deputado da Aliança Democrática (AD) eleito por Beja, participou na Comissão de Agricultura e Pescas, em que foi ouvida a CONFRAGRI– Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal. Na sua intervenção, “defendeu que não se pode ter medo de assumir a intenção de fazer da agricultura uma actividade mais rentável e atractiva, pois só assim é possível dar um novo impulso ao sector através de uma visão estratégica mais moderna, competitiva e sustentável”, para “devolver a dignidade ao sector agrícola”.
O deputado valorizou também a Confederação pelo projecto “Carnes da Montanha”, onde se insere a raça Garvonesa, como “um excelente exemplo de potenciar e impulsionar uma raça autóctone que já esteve em extinção”.
Gonçalo Valente aproveitou o tempo de que dispunha para mencionar a actual impossibilidade de se exportar carne de porco para os EUA, por estes acharem que ainda existe peste suína em Portugal, tendo já ficado com a garantia de que o governo vai encetar todas as diligências e a diplomacia necessária para resolver esta desinformação e dessa forma potenciar esta fileira. Deputado Gonçalo Valente.