Nelson Brito, deputado e coordenador do grupo do Partido Socialista na Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas e Pedro do Carmo, na qualidade de candidato do PS ao Parlamento Europeu, reuniram esta segunda-feira, dia 20 de maio, com a direcção da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA).
O encontro, segundo informação, “serviu para estreitar o diálogo e reforçar a colaboração entre os eleitos do PS no Parlamento português e na Europa e os representantes da fileira agrícola do Baixo Alentejo”.
Entre as prioridades da FAABA está a revisão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal no período 2023-2027, programa que integra as medidas de apoio para se alcançarem os objectivos específicos da UE para a Política Agrícola Comum (PAC). A federação entregou aos dois representantes do PS um caderno de encargos com vista à revisão deste instrumento financeiro.
As migrações, o uso da água, as transições energética e ambiental, a agricultura e pecuária extensiva, os circuitos curtos de comercialização de produtos agroalimentares, o mercado voluntário carbónico ou a desburocratização das linhas de apoio através da simplificação de processos administrativos, fizeram parte da lista de temas abordados na reunião.
A nota de imprensa reforça que “Nelson Brito e Pedro do Carmo comprometeram-se a representar o sector agrícola e a ser a voz dos agricultores do Baixo Alentejo junto do Parlamento português e Europeu”.
A aposta do Partido Socialista passa acima de tudo, pelo reforço “na área do associativismo entre agricultores”, um factor que permitirá ao sector “alcançar maior rentabilidade para os seus negócios, a expansão da comercialização e uma desejada minimização dos custos associados à sua actividade”.