No âmbito das reuniões descentralizadas, a vila de Barrancos recebeu no dia 13 a reunião do mês de maio do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.
No encontro foi efectuada pelo Instituto Politécnico de Beja, uma apresentação do Centro de Competências em Cibersegurança na região Alentejo (CCC-Alentejo). Este projeto C-Network – Rede de Centros de Competência em Cibersegurança é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tem como objectivo fortalecer o quadro nacional de cibersegurança das principais entidades da região. No caso do Baixo Alentejo, irá prestar apoio aos treze municípios e à comunidade intermunicipal.
Em relação à ordem de trabalhos, e segundo nota de imprensa da CIMBAL, destacou-se o “Portugal 2020”, em especial para o Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo, (quase exclusivamente destinado aos municípios) que regista significativa demora na aprovação de regulamentos específicos e na abertura de avisos de candidatura. Os autarcas presentes demonstraram a sua preocupação e insatisfação na morosidade que se tem registado. Até à data, apenas um Aviso de Candidatura aberto, para Programas (Inter)municipais de Promoção do Sucesso Escolar.