Autarcas socialistas do Alentejo exigem isenção das portagens

Os presidentes das Câmaras Municipais do Alentejo, lideradas pelo Partido Socialista, reuniram na Assembleia da República com os três deputados socialistas eleitos pelo Alentejo, para analisar a situação da região, das autarquias e das populações alentejanas.

leia também
“Moura tem um potencial turístico muito significativo” – ERT

Nelson Brito eleito pelo círculo de Beja e Luís Dias e Ricardo Pinheiro, pelo círculo de Évora, apresentaram em comum a exigência de isenção às populações, relativamente às portagens na A6 (Évora e Portalegre) e na A2 (Évora e Beja). Sentem também uma preocupação com o actual programa de Governo da AD, “nomeadamente com as medidas que vão ter impacto nas contas dos Municípios”, sendo que não é ainda conhecida a forma de implementação, nem as medidas compensatórias para as finanças dos mesmos, referem em comunicado.

Em causa está o anúncio da extinção da Derrama e um novo bloco de isenções do IMT, “impostos importantes, e em alguns casos essenciais, para a sustentabilidade financeira de muitos Municípios”.
Nesta reunião foi decidido por todos “exigir ao Governo da AD um esclarecimento cabal da forma de compensar as finanças municipais quando ocorrerem estas reduções de receita no IMT e na DERRAMA”, reivindicam os autarcas do PS eleitos por Beja e Évora.

Scroll to top
Close
Browse Tags