Celebra-se hoje, 10 de maio, pela primeira vez em Portugal, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. Esta data é dedicada a promover e consciencializar a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência intelectual em todo o país. A Humanitas, uma organização comprometida com o apoio e a promoção dos direitos dessas pessoas, liderará as celebrações deste dia histórico.
Em Moura, a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental também assinala a importante data, “uma oportunidade para reconhecer e valorizar a diversidade humana, promovendo a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência intelectual na nossa comunidade”, sublinha a direcção.
Para sensibilizar a comunidade sobre a importância deste dia, a associação de Moura irá distribuir autocolantes comemorativos no recinto da Feira de Maio, “um símbolo de solidariedade e apoio à causa da inclusão das pessoas com deficiência intelectual”.
A entidade lembra “que a deficiência intelectual não define uma pessoa; o que importa são as suas habilidades, talentos e potencialidades. Como membros da comunidade, temos o poder e a responsabilidade de garantir que todas as pessoas, independentemente das suas aptidões cognitivas, sejam valorizadas, respeitadas e incluídas em todos os aspectos da vida”.
A criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual representa um marco significativo na caminhada rumo à valorização e ao respeito à diversidade humana em Portugal. Reconhece-se a importância de garantir oportunidades iguais para todas as pessoas, independentemente das suas habilidades cognitivas.
A APPACDM de Moura convida todos a participar na iniciativa simbólica de assinalar a data com a distribuição de autocolantes durante a Feira de Maio, e mostrar o apoio e compromisso com a inclusão.