Melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais em várias localidades do concelho, promovendo igualmente a requalificação urbanística das mesmas, tem sido uma das principais prioridades da Câmara Municipal de Mértola nas últimas décadas.
A autarquia dá conta através de nota de imprensa que desde 2016, apresenta candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) 2014-2020, tendo conseguido obter a aprovação de 7 operações, num total de investimento elegível de 2.256.750,00 de euros, com financiamento aprovado pelo Fundo de Coesão de 1.988.886,00 de euros.
As sete operações, executadas através de quatro empreitadas de obras públicas entre 2016 e 2021, totalizam um investimento de 3.221.776,00 de euros.
A entidade recebeu até à data 1.764.199,00 de euros do Fundo de Coesão – o que representa 55% do investimento total realizado na requalificação das povoações e das infraestruturas de abastecimento e saneamento de Alcaria Longa, João Serra, Montes Altos e Picoitos.
Cada empreitada incluiu a implementação de um sistema de abastecimento de água (dois sistemas autónomos e dois sistemas ligados ao sistema em alta da AGDA – Águas Públicas do Alentejo), um sistema autónomo de tratamento de águas residuais (quatro sistemas autónomos) e, ainda, a requalificação dos arruamentos das quatro localidades, melhorando a mobilidade e a segurança dos cidadãos.
“Estes investimentos representam um passo significativo na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que vivem ou visitam as localidades do concelho de Mértola, e são marcas reveladoras do compromisso da Câmara Municipal de Mértola e da União Europeia com a sustentabilidade e, naturalmente, com o bem-estar das comunidades locais”, sublinhou a autarquia.
Aperfeiçoar e desenvolver a eficiência e a qualidade dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais em diversos concelhos, tem sido uma das preocupações do Município de Mértola.