A Agência para a Modernização Administrativa, a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas realizaram no passado mês de abril a sessão pública de apresentação dos resultados da 12.ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, o IPIC 2023.
No ranking global nacional, onde constam os 308 municípios portugueses, a Câmara Municipal de Moura ocupa a 18.ª posição. No ranking dos 187 municípios de dimensão pequena, Moura obteve o 5.º melhor resultado neste estudo, sendo mesmo o Município com melhor presença na Internet em toda a região Baixo Alentejo.
O IPIC 2023 é o ranking da presença na Internet das câmaras municipais portuguesas em 2023 e resulta do cálculo das pontuações que cada uma das autarquias obteve em cada um dos quatro grandes critérios de análise que compõem a grelha de avaliação, a saber: Critério 1 “Conteúdos: Tipo e Atualização”, Critério 2 “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”, Critério 3 “Serviços Online” e Critério 4 “Participação”. Estes critérios abrangem um conjunto diversificado de indicadores e subindicadores.
O Município de Moura disponibiliza atualmente na Internet o Portal do Munícipe, em www.cm-moura.pt, que engloba os serviços municipais on-line. Neste momento, encontra-se a reformular a sua aplicação mobile que será disponibilizada em breve, numa clara aposta nos serviços de proximidade à população.