Na visita ao Parlamento Europeu, a Bruxelas, onde a Planície esteve presente, o presidente da ARIC – Associação das Rádios de Inspiração Cristã, Nuno Cruz, foi um dos convidados da comitiva. Na sua perspectiva, o facto de estarem representadas várias rádios locais e regionais do Alentejo, foi um motivo de satisfação, uma situação que “deveria acontecer mais frequentemente.
As rádios regionais e locais são na nossa opinião, a principal ligação com os órgãos políticos, sejam eles quais forem. Desde os Municípios, às freguesias, ao Parlamento Nacional e ao Parlamento Europeu. Esta é uma oportunidade de os órgãos da Comunicação Social apurarem o que é feito na União Europeia em prol das nossas populações, mas também para colocarmos as nossas questões, as nossas inquietudes, não só do sector da rádio que tem muitas, mas também das populações que nós servimos diariamente”.
Na visão de Nuno Cruz, “a Comunicação Social é um dos principais pilares da democracia com o duplo papel de informar a população e também de fiscalizar o trabalho dos que nos representam nos órgãos europeus”.
No encontro, o presidente da ARIC questionou o deputado do Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, sobre a verba de apenas 2 milhões de euros da União Europeia, não ser suficiente para apoiar os órgãos de Comunicação Social. Ainda a preocupação com a extinção das rádios locais e regionais, meios fundamentais para assegurar a democracia e que seja valorizado o serviço público diário que prestam.