A Associação Alentejo, Terras e Gentes, prepara para hoje, 04 de maio, o lançamento público do Projecto de Criação e Implementação do Arquivo Digital do Cante, em simultâneo com a plataforma online já com alguns dados inseridos.
O evento decorrerá na Ovibeja, no Espaço Institucional da CIMBAL, pelas 16h00. No ano em que se comemoram os 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Associação Alentejo, Terras e Gentes, a CIMBAL e a Universidade de Évora, através do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), Unidade De I&D que integra a Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional, unem esforços e lançam a criação do Arquivo Digital do Cante Alentejano.
O projecto pretende através da digitalização dos acervos existentes, construir um Arquivo digital acessível a todos desta expressão patrimonial ao longo do tempo, baseando-se na recolha de dados junto dos seus principais actores, os grupos corais, refere a organização. A intenção é também a de potenciar outras abordagens ao Cante, baseadas em novas fontes resultantes do trabalho de pesquisa a realizar.