Turismo regista um aumento no Alentejo

O sector do turismo continua a manter níveis promissores na região, já que em 2023, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Alentejo ficou em 4º lugar nos destinos escolhidos pelos portugueses, com 13,4%, ocupando a dianteira de territórios como o Algarve, os Açores e a Madeira.
A região Centro lidera com o 1º lugar como destino das viagens realizadas em território nacional com 29,8%, o Norte ficou em 2º lugar ao registar 23,7% e a Área Metropolitana de Lisboa ocupa a 3ª posição com 17,3% das viagens efectuadas dentro do país.

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Sobre estes números, o presidente da ERT – Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, prefere olhar para os dados partilhados recentemente, “com alguma cautela porque estamos a falar de um calendário móvel e uma data como a Páscoa”, mas ainda assim constatou “com muita satisfação o facto de o Alentejo ter crescido durante o mês de março de 2023, 21% nas dormidas, quase o dobro da média nacional e no mercado interno, cerca de 08%”.

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José Manuel Santos não tem dúvidas que a região “tem percorrido um trajecto de consolidação ao nível das preferências dos portugueses e não é por acaso que o ano passado, foi a região que mais cresceu em termos relativos, com 08%”, sublinhou. “O Alentejo é a região de todas as regiões do país”. “Não só terminámos 2023 como a região que mais cresceu na procura e nas dormidas de cidadãos portugueses, como este ano o Alentejo, continua a liderar esse indicador e muito à frente, basta ver a média nacional que é de 03,9% e o Alentejo regista 10,08%. É este o caminho que temos de manter e consolidar e é de facto o destino preferido dos portugueses”, afirmou convicto José Manuel Santos.

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Relativamente ao enoturismo, os últimos dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelam que o Alentejo cresceu 27% em 2023, face ao período homólogo. Entre os turistas que mais visitam a região para desfrutar de programas vínicos estão, em 1º lugar, os portugueses, seguindo-se os visitantes oriundos do Brasil e dos EUA. O presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo (ERT) não hesitou em dizer que o enoturismo “é hoje a principal porta de entrada de turistas estrangeiros”, com uma subida que se deve sobretudo ao mercado norte-americano, o 2º mercado externo do Alentejo, completou a entidade de turismo.

As visitas às adegas da região integradas nas Rotas dos Vinhos, levou a Turismo do Alentejo a apostar numa candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, “tendo como mote o vinho e as regiões vitivinícolas para tornar ainda mais competitivo este processo de afirmação da região pelos temas do vinho e da cultura da vinha”. “É com muito regozijo que apreciamos estes números da CVRA, que se devem principalmente ao grande trabalho e aos investimentos que os produtores têm feito na melhoria da recepção e visitação turística nas suas adegas e quintas. O Alentejo afirma-se cada vez mais como a grande região vitivinícola de Portugal”, declarações à Planície, de José Manuel Santos, presidente da ERT – Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo.

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