Alentejo – 1º de Maio reafirma conquistas sociais

O 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, este ano é ainda mais especial por fazer alusão aos 50 anos do 25 de Abril, com a conquista de vários direitos sociais que devem “continuar a ser defendidos e reafirmados”, declarações à Planície de Maria da Fé Carvalho, da União de Sindicatos do Distrito de Beja. Direitos como “o salário mínimo nacional, a pensão social, a redução do horário de trabalho, o direito a férias e ao subsídio, o direito à greve e à liberdade sindical”, entre outros, foram e são progressos conseguidos “com muita luta”.

As celebrações de hoje iniciam às 10h00 na Casa da Cultura, em Beja,” com um desfile/manifestação em direcção ao Jardim Público, onde haverá intervenções sindicais. A seguir ao almoço, ainda no mesmo local, haverá uma tarde cultural, desportiva e musical”, informou a sindicalista. As iniciativas estendem-se à Barragem do Enxoé, em Pias e à Barragem do Roxo, em Ervidel, com vários momentos culturais e musicais e mais palavras interventivas dedicadas a todos os trabalhadores.
O 1º de Maio remonta ao ano de 1886 quando foi iniciada uma greve na cidade americana de Chicago, com o objectivo de se conseguir melhores condições de trabalho, valores que nunca são demais lembrar.

Scroll to top
Close
Browse Tags