As mudanças de estação são as melhores alturas para fazer o chamado “desapego” do armário e das peças de roupa, calçado, brinquedos, artigos de bebé e de casa, que já não precisamos, mas que estão em bom estado. A boa notícia é que podemos canalizar essas doações para quem mais precisa. Perto de si, o grupo de 21 voluntárias denominado “Acção Social da Paróquia”, em Moura, tem várias funções, entre elas, a de receber os bens, organizá-los e disponibilizá-los de forma gratuita.
Para fazer a entrega pode dirigir-se ir ao Centro Paroquial de Moura nos dias de semana entre as 09h00 e as 17h00, com excepção da hora de almoço. Para receber a roupa, o horário disponível é às terças e quintas, entre as 15h00 e as 16h00, mas se por algum motivo não conseguir nestes dias e horas, basta agendar com uma das voluntárias.
As doações, de acordo com a porta-voz do grupo, Maria das Dores Garcia, abrangem “o concelho de Moura e não só, também já chegou a Pias”. O importante é ajudar quem mais precisa e esse é o objectivo da Loja Social de Moura, que já existe há vários anos, mas de forma organizada e com o preenchimento de uma ficha de cliente, está activa há três anos.
Duas vezes por ano, o grupo organiza ainda o Estendal Solidário na Praça Gago Coutinho (Jardim dos Mal-Encarados) e realiza um apoio pontual “a pessoas que em determinadas alturas, precisam de ajuda específica, como por exemplo, pagar medicamentos ou uma consulta que de outra forma as pessoas não conseguem”, frisou a porta-voz.
A Loja Social tem apoiado sobretudo imigrantes e a comunidade de Moura, do concelho e de outras localidades vizinhas.