O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou ontem, dia 23 de abril, no Palácio de Belém, em Lisboa, a médica Ana Francisca Jorge, directora do Serviço de Ginecologia do IPO Lisboa, com a Medalha da Ordem do Mérito, no dia em fez precisamente 51 anos ao serviço da instituição IPO.
Natural de Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, a especialista em ginecologia e obstetrícia conversou com a Planície a propósito do momento especial que está a viver. “Estou muito reconhecida e muito grata ao Sr. º Presidente da República pela condecoração que me concedeu. Partilho-a com os meus doentes, com os meus colegas, com a minha família e a instituição. Sinto-me muito grata e feliz”, acrescentou e referiu que não estava à espera desta distinção. “Fui surpreendida e posso dizer que foi uma cerimónia muito bonita”.
Considerada uma referência na sua área, a médica alentejana afirmou que este mérito é uma motivação para prosseguir o seu trabalho e para ser “um exemplo para os mais novos e continuar a ajudar quem mais precisa. É isso que tenho feito e vou continuar a fazer”.
Desde que o seu nome foi distinguido com a Medalha da Ordem do Mérito, Ana Francisca Jorge recebeu muitas palavras de agraciamento desde colegas, amigos, doentes e da comunidade mourense. “Muitas pessoas de Moura enviaram mensagens, tem sido muito gratificante”, destacou a especialista do IPO.
A cerimónia decorreu no Palácio de Belém, onde várias personalidades foram ontem condecoradas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.