GNR alerta para sinistralidade com tratores e máquinas agrícolas

A Guarda Nacional Republicana, alerta para a necessidade de sensibilizar o público-alvo que utiliza este tipo de veículos e a comunidade em geral, para a consciencialização sobre a adopção de comportamentos e regras de segurança.

leia também
GNR de Moura deteve dois homens por posse de armas proibidas

Atendendo ao número de acidentes que envolvem tratores e máquinas agrícolas, registados na área de responsabilidade da Guarda, nos anos de 2021 a 2024, em particular os da última semana, a força militar informou continuar a realizar acções de sensibilização dirigidas aos utilizadores destes veículos, com o objectivo de fazer cumprir as medidas de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais.

Relativamente à sinistralidade de acidentes rodoviários envolvendo veículos agrícolas, a GNR registou até fevereiro de 2024 um total de 1396 acidentes, com 39 vítimas mortais, 87 feridos graves e 490 feridos ligeiros. No que diz respeito aos acidentes com veículos agrícolas em propriedade privada, até fevereiro de 2024, houve um total de 393 acidentes, 88 vítimas mortais, 123 feridos graves e 194 feridos leves.
Uma das principais causas para a sinistralidade no domínio da actividade agrícola ou relacionada, aponta, segundo a GNR, “para a idade avançada do agricultor, a que se alia a necessidade de as tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando o cansaço físico, próprio de uma actividade fisicamente exigente”.

Scroll to top
Close
Browse Tags