Ludoteca de Moura – Exposição sobre o 25 de Abril pelo “olhar” das crianças

“O Dia que Mudou a Nossa História”, é o nome da exposição patente na Galeria do Espírito Santo, em Moura, sobre os 50 anos do 25 de Abril, um projecto da Câmara Municipal e da Ludoteca de Moura, que levou vários meses a preparar e é destinado às crianças do 1º e 2º ciclo das escolas do concelho.

À entrada, uma breve explicação sobre a finalidade do tema e a passagem por um criativo labirinto de cravos que inicia no ano de 1974 e termina em 2024, começa desde logo a suscitar alguma curiosidade nos mais novos. Já sentados, ouvem atentos a história da Revolução dos Cravos em Portugal, através das educadoras da Ludoteca e com a ajuda de painéis ilustrativos. Antes do 25 de Abril, as figuras do Estado Novo, os tempos de tortura e censura da PIDE – Polícia Internacional e de Defesa do Estado, os direitos e liberdades ausentes. Depois do 25 de Abril, os homens que fizeram a história da democracia e as liberdades conquistadas. Na sala, a frase que mais se ouve é essa mesma: o viver em liberdade.

E é assim, através de “histórias reais, de exemplos práticos para que as crianças possam compreender o tempo em que não havia liberdade, em que não podíamos decidir muito sobre as nossas vidas sem que o Estado desse uma autorização, por exemplo, para podermos viajar para o estrangeiro. Hoje parece ridículo, mas na época era assim. É tentar passar a estas crianças e pré-adolescentes aquilo que verdadeiramente era a nossa vida no antes da Revolução”, afirmou a vereadora Lurdes Balola sobre a exposição, uma reportagem da Planície para ver brevemente.

Scroll to top
Close
Browse Tags