Resialentejo – 11 milhões de euros de investimento até 2025

A Resialentejo, empresa intermunicipal de valorização de resíduos, prepara-se para investir mais de 11 milhões de euros, até 2025, que se destinam, segundo a empresa, “ao cumprimento integral das metas ambientais, definidas no PERSU 2030 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).”

Na informação da Resialentejo, durante o ano de 2023, “verificou-se um aumento na recolha selectiva, de 6% em relação a 2022, disponibilizando à população 47 novos ecopontos, além da substituição ou reparação de mais 120 equipamentos.”

Actualmente, existem no território 737 ilhas, sendo o rácio de 117 habitantes por ecoponto, comparando com os 136 kg/habitante, no ano de 2020. Em relação às retomas de materiais recicláveis, denota-se um incremento de 5,1%, face a 2022, que permite atingir uma capitação de 106 kg/habitante.

Por outro lado, os dados apresentados neste Relatório demonstram a redução da deposição em aterro, em cerca de 46%. Em suma, no último ano, apenas 36 % dos resíduos não foram encaminhados para reciclagem.

Destaque para a subida significativa da produção de composto orgânico, comercializado na agricultura da região, de duas mil toneladas para cerca de quatro mil, em 2023.

No crescimento da empresa, na área de recursos humanos, a Resialentejo fechou o ano com um crescimento de 10% do seu número de colaboradores, o que perfaz um total de 121 funcionários.

Os objectivos de futuro “passam por continuar a fomentar um crescimento sustentável, garantindo a melhoria da qualidade do serviço prestado, respondendo às necessidades das populações e às exigências das metas ambientais do PERSU 2030, o documento estratégico que norteia as metas do sector.” Como referiu a empresa em comunicado.

Scroll to top
Close
Browse Tags