Professores da Zona Sul fazem proposta ao Governo – “Atracção de mais jovens para a profissão”

Conhecidas as medidas do Programa do Governo no que diz respeito aos professores, a Planície ouviu a presidente do Sindicato Democrático dos Professores do Sul (SDP) com sede em Évora, para saber o que será negociado no dia 19 deste mês, altura em que decorre a reunião com o Ministério da Educação. Mais jovens na profissão, recuperação do tempo de serviço congelado desde 2018 e valorização da carreira, são alguns dos assuntos que vão ser discutidos.

leia também
Redução das distâncias de colocação de professores de 200 para 50 km

Josefa Lopes disse “estar na expectativa de conseguirmos melhorar as actuais propostas do Programa do Governo. Alguma dessas propostas, consideramos que são insuficientes, embora seja alguma coisa, seja uma boa base trabalho, e outras questões que consideramos importantes estão ausentes”. Nomeadamente, “no que se refere à atracção de mais jovens para a profissão docente, já que se vê muito pouco sobre esta matéria no programa”.

leia também
Escolas de Moura de regresso “à normalidade” e com todos os professores

Outro ponto de reivindicação da classe, é um assunto antigo que vem desde 2018: a recuperação do tempo de serviço. “Aguardamos a tão desejada recuperação de serviço, há anos que estamos à espera. Já houve avanços e recuos, compromissos da parte do Ministério da Educação, mas que depois não foram avante”, esclareceu Josefa Lopes. “Como se sabe, anualmente muitos professores saem para a reforma, pessoas que saem de uma situação pior do que poderiam sair se já lhes tivesse sido contado o tempo de serviço do congelamento”.

Estão em causa benefícios e direitos de uma carreira que não estão a ser cumpridos, por isso o SDP Sul, membro da FNE – Federação Nacional de Educação, defende a medida que diz respeito “ao primeiro momento de recuperação do tempo de serviço, para que essa seja a fatia maior em relação aos anos seguintes”. A proposta do Governo aos docentes, foi a de recuperar 20% desse tempo, mas o sindicato não aceita. “Admitimos o faseamento, mas 20% parece-nos pouco. Ou seja, consideramos que seja mais, porque os professores estão à espera há muitos anos”.
Um outro ponto a clarificar diz respeito à valorização da profissão, um tema que o sindicato “não vê no actual Programa do Governo e gostava de ver”, concretamente “na sobrecarga de trabalho dos professores que é um problema”, elucida a presidente do Sindicato Democrático dos Professores do Sul, Josefa Lopes.

A reunião com o novo Ministro da Educação, Fernando Alexandre e o SDP Sul, está agendada para dia 19 de abril, em Lisboa.

Scroll to top
Close
Browse Tags