A iniciativa “Percursos de Roda Pé”, da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura permite a todos aqueles que querem conhecer mais sobre a história do concelho, uma visita hoje, dia 13, à beira do rio Ardila, na divisória das freguesias de Amareleja e Safara, com partida junto à ponte rodoviária que liga as duas localidades (EN 385, ao quilómetro 31), a partir das 10h00. Um passeio dedicado ao rio e aos seus moinhos de submersão.
Os detalhes são partilhados pela ADC Moura. Nos cerca de 160 quilómetros do trajecto do rio Ardila, entre a serra da Tentúdia, na divisória da Extremadura e Andaluzia, onde se localizam as nascentes, e o rio Guadiana, onde desagua, à vista de Moura, contam-se 24 engenhos hidráulicos em pontos estratégicos junto às margens, muito deles seculares e todos desactivados.
Seis destes engenhos encontram-se em Espanha e os restantes em território português, três situados no concelho de Barrancos e 15 no concelho de Moura.
São sobretudo moinhos de água, conhecidos por moinhos de submersão ou por moinhos de rodete.
O moinho da Volta, destino e tema do nosso percurso, é um dos mais representativos e bem conservados exemplares deste tipo de tecnologia nos troços médio e final do Ardila. Uma vista fabulosa que premeia o esforço da caminhada!
O passeio é organizado pela ADC Moura, com o apoio da Câmara Municipal de Moura e do Crédito Agrícola Guadiana Interior.