Inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Moura, não podia faltar o Cante Alentejano na data histórica que simboliza a luta do povo alentejano antes da Liberdade, na dureza dos trabalhos do campo e nos sacrifícios que as mulheres em particular, sofriam.
Desta forma, mais de 20 elementos fazem parte do Grupo Coral de Moura encabeçado por uma das vozes principais, José Joaquim Oliveira, colaborador da Rádio Planície e um dos impulsionadores do concelho deste género de canto tradicional.
A ideia surgiu durante uma reunião com a Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Moura, do qual faz parte. “Convidaram-me e eu contactei vários amigos e estamos a ensaiar todas as semanas para que no dia 23 de abril, no Cine-Teatro Caridade em Moura, tenhamos um grande espectáculo alusivo às modas que se cantavam no Alentejo antes do 25 de Abril. Fizemos a recolha dessas modas e do que eram as dificuldades do trabalhador rural, das mulheres e do campo. Tudo isso tem um significado”, contou.
O novo projecto de Cante Alentejano com vozes de Moura, “é ambicioso” e a “ideia é continuar” com concertos em datas representativas. O grupo perspectiva voltar a actuar na Festa em Honra de Nª. Srª. do Carmo, em julho e no Cante ao Menino, no Natal.
Ilustração de Rodrigo Prazeres Saias