Músicas do concelho de Moura em livro

José António Correia, natural de Portalegre, mas com as vivências desde a infância passadas em Moura, prepara o lançamento do seu 8º livro, desta vez dedicado à “Música no Concelho de Moura – Um breve historial”, com prefácio escrito pelo vocalista e compositor da banda UHF, António Manuel Ribeiro.

leia também
Feira do Livro de Moura de 21 a 29 de abril

Muita pesquisa e investigação acompanhou o passo a passo do livro durante quatro anos, um projecto que contou com o apoio da Câmara Municipal de Moura e que vai do ano de 1573 até aos dias de hoje. Abrange desde os mestres de canto, mestres organistas, música militar, bandas filarmónicas, orquestras de variedades e outras, músicos de renome, Cante Alentejano, grupos corais, conjuntos e grupos de baile, a covers, passando pela fanfarra dos bombeiros, ao toque dos sinos e pregões.

leia também
Estação Náutica de Moura reforça competências turísticas

O autor sente “um grande orgulho neste trabalho inédito”, de certa forma, “será uma surpresa para muita gente e um facto nostálgico para outras, porque vão ver familiares que já morreram”. O livro é um legado para as próximas gerações consultarem e uma homenagem que o escritor dedica “a todos os amigos que passaram pela música (do nosso concelho) e já faleceram”.
Formado em História – Artes e Património, a música faz parte desde sempre da vida do historiador. Um dos fundadores do “Inovação”, “o primeiro conjunto a sério que houve em Moura, com aparelhagem própria”, José António Correia passou ainda pelo grupo “Arucivetus”. E, quem não se lembra do “Ardila”, não só criado pelo nosso entrevistado, mas também por Francisco Campaniço, Alberto Galanducho e João Cara Linda, com música baseada no Cancioneiro Popular Português.
Dos livros aos primeiros conjuntos de música de Moura, a entrevista a José António Correia para ouvir hoje na Rádio Planície e em planície.pt

Scroll to top
Close
Browse Tags