Ovibeja debate Integração de Migrantes no Baixo Alentejo   

A celebração do 40º aniversário da Ovibeja acontece já no final deste mês, de 30 de abril a 05 de maio, com mais expositores e maior diversidade que nos anos anteriores. A pluralidade é a grande marca do evento que, para além de um grande leque de iniciativas culturais e recreativas, integra expositores de norte a sul de Portugal e também de Espanha, com exposição e venda de produtos agroalimentares, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas, até aos mais diversos serviços, uma grande exposição pecuária, com cerca de 400 animais, fundamentalmente de raças autóctones.

Leia Também
UB40 são a banda de destaque nos 40 anos da Ovibeja

Em foco vão estar ainda provas hípicas, provas com cães, concursos de ovinos (raças Campaniça, Merina Branca e Merina Preta) e suínos de Raça Alentejana. O Associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai ser o tema central, reflectido em várias conferências. Uma delas é dinamizada no dia 02 de maio pela ACOS, a entidade organizadora do evento. O painel é constituído pelos representantes das diferentes confederações agrícolas nacionais, CAP, CNA, Confagri e AJAP, e ainda pela OVIPOR, uma cooperativa espanhola, parceira da ACOS.

Para um enquadramento sobre a temática foi convidado o ex-ministro da agricultura e sociólogo, Luís Capoulas Santos, profundo conhecedor desta realidade. A moderação vai estar a cargo da Jornalista Inês Patola. Em cima da mesa vão estar ainda, como habitualmente, muitos outros temas para reflexão e debate promovidos pelas entidades participantes no evento. Esta edição da Ovibeja retoma a iniciativa da Região Convidada que este ano vai ser o Concelho do Fundão.

Entre outras acções previstas no âmbito da partilha de conhecimento, um dos destaques vai para a conferência organizada pela ACOS sobre Integração de migrantes no Baixo Alentejo. Além de outros convidados para reflectir sobre esta temática, conta-se a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS. Cante Alentejano, artistas nacionais e internacionais, colóquios, tecnologias com recurso à Inteligência Artificial, exposições e mostra de produtos regionais, são algumas das iniciativas da 40ª edição da Ovibeja que decorre entre 30 de abril e 05 de maio. 

Scroll to top
Close
Browse Tags