Para assinalar Abril, o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o Grupo Coral Infantil da Porta Nova associou-se ao apelo da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens e ao 10º aniversário do Cante Alentejano, e actua hoje, às 14h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, ao lado de cerca de 100 crianças do distrito de Beja do grupo coral e etnográfico infantil “Rouxinóis do Alentejo”.
O hino “Cuida Bem de Mim”, convertido em cante pelo músico Paulo Ribeiro, é uma chamada de atenção ao carinho entre famílias.
Para o ensaiador do grupo da Porta Nova, José Mira, ver as crianças de Moura a cantar neste palco grandioso, “é um motivo de orgulho” e “um marco importante para o grupo coral que completa em 2024, 25 anos, sendo o mais antigo em actividade escolar”.
Em pouco tempo, as vozes ficaram afinadas, um processo “que não foi fácil”, como afirmou José Mira, mas que foi conseguido com persistência e “em dois ou 3 ensaios, as crianças que têm um grande poder de fixação e captação, conseguiram levar o desafio para a frente”.
Hoje, no palco do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, ouve-se Cante Alentejano em forma de amor.