Em Serpa – Cortejo Histórico e Etnográfico é este domingo

Este domingo, 31 de março, dia de Páscoa, realiza-se pelas 16h00, o Cortejo Histórico e Etnográfico, promovido pelo Município de Serpa, com o apoio do Movimento Associativo e das Juntas e Uniões das Freguesias do concelho.

Composto por 39 carros e cerca de 700 participantes, retrata a história, o património, a etnografia, o Cante Alentejano e as tradições identitárias das gentes do concelho.
A edição deste ano assinala os 50 anos do 25 de Abril e os 10 anos da entrada do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Um importante marco que o presidente da autarquia de Serpa, João Efigénio Palma, assinalou junto da Planície. “É um dos grandes momentos das festas em Honra da Padroeira, Nª. Sr.ª. de Guadalupe. A Páscoa trás os filhos da terra que por estes dias vêm ver a família e os amigos e desfrutar desta ocasião única sobre a história e a vida do povo do concelho de Serpa e do Alentejo, ao longo dos anos”.

O percurso terá início no Parque de Máquinas (Rua da Abegoaria), seguirá pela Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares e terminará na Rua dos Arcos, junto à Fonte Santa.
O primeiro Cortejo realizou-se na Páscoa de 1979, há 45 anos, organizado pela Comissão de Festas, somente com a componente etnográfica, a que posteriormente se juntou a componente histórica. Integrado nas Festas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de Serpa, teve somente três interrupções, nestas quatro décadas e meia de existência.
O Cortejo Histórico e Etnográfico, realiza-se este domingo em Serpa e assinala os 50 anos do 25 de Abril e os 10 anos do Cante Alentejano.

Scroll to top
Close
Browse Tags