No Dia Mundial da Água assinalado hoje, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, celebra e discute em conferência às 10h00, a importância da “Eficiência do Uso de Água para Rega”. Numa altura em que os desafios são cada vez maiores em relação à disponibilidade e ao uso sustentável da água, é fundamental discutir e explorar estratégias e tecnologias que promovam a sua utilização de uma forma cada vez mais eficiente. A mensagem foi reforçada à Planície pelo presidente co Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema.
“O que se pode e o que se deve fazer não só ao nível da distribuição (de água) e de um perímetro colectivo de irrigação, mas também na parcela, no terreno, prende-se com o uso das tecnologias ao dispor do agricultor e que garantam que a água é utilizada de forma o mais eficiente possível”. No seminário de hoje, as várias empresas convidadas, irão apresentar os recursos para este efeito e também ao nível da monitorização. “Mais do que uma região e um projecto de Alqueva eficiente, queremos ser ultraeficientes; queremos estar na fronteira do conhecimento, no topo das tecnologias com as soluções mais avançadas para garantir a máxima eficiência”, garantiu o gestor.
Novas abordagens para a água de Alqueva serão hoje discutidas na conferência da EDIA “Eficiência do Uso de Água para Rega”.