Papa nomeia D. Fernando Paiva como o novo Bispo de Beja

O Papa Francisco nomeou hoje, dia 21, D. Fernando Maio de Paiva de 61 anos, como o novo bispo da Diocese de Beja, sucedendo a D. João Marcos que estava em funções no Baixo Alentejo, desde 2016 e apresentou a sua renúncia. O 15º bispo de Beja era até agora um dos vigários da Diocese de Setúbal.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o sacerdote manifestou “o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”.
Na reflexão, demonstrou “a disponibilidade de trilhar caminhos de entreajuda, na valorização da dignidade da pessoa humana e na promoção do bem comum”.
Pouco depois de assumir funções, saudou os bispos eméritos de Beja, D. João Marcos e D. António Vitalino e todos os membros das comunidades católicas da diocese e os responsáveis das entidades oficiais.

D. Fernando Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira, São Pedro do Sul, Diocese de Viseu e licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, ingressando depois no Seminário Diocesano de São Paulo, em Almada, onde se formou em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em 2004. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de abril de 2005 por D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Scroll to top
Close
Browse Tags