Alunos de Amareleja assistem hoje ao programa “Isto é Matemática – Ao vivo”

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, em Amareleja, assistem hoje, dia 20 de março, ao espectáculo “Isto é Matemática – Ao vivo”, dinamizado pelo professor Rogério Martins, autor e apresentador do programa da SIC Notícias, além de docente e investigador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O evento decorre na Torre do Relógio com a primeira sessão às 09h30, destinada aos alunos 2º ciclo e a segunda às 10h40, para os estudantes do 3º ciclo.

leia também
Entrevista – Presidente da autarquia de Moura garante mudanças ao nível da Educação

O encontro pretende incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, valorizar a disciplina, estimular o raciocínio e a criatividade, incentivar a participação dos alunos em actividades extracurriculares e promover a aplicação de conhecimentos matemáticos de forma mais lúdica. Espera-se uma palestra/show recheada de dinamismo onde, tal como nos episódios do “Isto é Matemática”, serão abordadas questões do nosso dia a dia, explorando o seu lado matemático, com experiências ao vivo.

Carla Reis, uma das professoras de Matemática do 3º ciclo e que lecciona há cerca de 16 anos no Agrupamento, desmistificou alguns dos “problemas” da disciplina e realçou que são necessárias novas formas de a ensinar. “Nós sabemos que a Matemática tem sido uma disciplina “mal-amada” e nós, professores temos de contrariar esta tendência”. O objectivo da iniciativa, reforçou, “é incutir o gosto pela Matemática e fazer ver que está em todo o lado e que podemos aprendê-la a brincar, explorando as situações do dia-a-dia dos alunos, relacionando-a com outras áreas do conhecimento, como as Ciências Naturais, a física e a História. É uma forma de criar novas abordagens e métodos”, principalmente “para reverter a tendência de a disciplina estar associada a resultados negativos”, frisou. O segredo na opinião da docente, “é motivar os nossos alunos”.
Promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março), o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Moura, União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Junta de Freguesia de Póvoa de S. Miguel e Junta de Freguesia de Amareleja.

Scroll to top
Close
Browse Tags