A aprovação da candidatura do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, em Beja, submetida a 30 de novembro de 2023, foi recebida com alguma expectativa pela Cáritas Diocesana de Beja que aguardava a decisão, tendo em vista a criação de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.
A Planície foi conhecer a realidade dos imigrantes no concelho de Moura
Este “sinal verde”, é uma boa notícia para a coordenadora do projecto, Teresa Martins, porque “permite dar continuidade ao trabalho que já foi feito (que terminou com a anterior candidatura no final do ano passado) e que tem sido desenvolvido ao longo destes anos, nomeadamente no atendimento personalizado aos migrantes no que diz respeito às suas áreas de intervenção”, mas também “promover a regularização, a interculturalidade, a integração na comunidade de acolhimento e reforçar outras áreas importantes na intervenção do CLAIM, junto da comunidade migrante”.
Este trabalho direcciona-se em especial “com acções de capacitação em várias áreas, sendo prioritário na aprendizagem da língua portuguesa”, além de alargar “algumas áreas de sensibilização junto da comunidade migrante, entre eles, os direitos e os deveres laborais”, informou a coordenadora. Acima de tudo, este trabalho serve para que “os migrantes no nosso território, sejam acolhidos e vistos como fazendo parte da nossa comunidade”, palavras de Teresa Martins.
Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação. Rua Afonso Lopes Vieira n. 18 7800 – 273 Beja, Portugal Telef.: 284 312 210 E: caritas@caritasbeja.pt www.caritas.pt/beja
Prevê disponibilizar horários diferenciados, que consistem em 3 dias de semana, com abertura entre as 09h00 e as 17h00 e dois dias entre as 11h00 e as 19h00.
O projecto continuará a ter um serviço itinerante pelos concelhos de Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito e terá uma equipa de três técnicos, um dos quais em permanência na sede de concelho de Ferreira do Alentejo, e coordenados, a meio tempo, por um outro técnico.