A CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo vai reunir hoje, dia 18, pelas 14h30, no PACT em Évora, para definir com a Comissão Europeia (DG REGIO) os detalhes do projecto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atracção e retenção de talentos”.
A proposta representa o primeiro pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos (TBM), uma iniciativa emblemática da Comissão Europeia – anunciada pela primeira vez na Comunicação sobre “Aproveitar Talentos nas Regiões da Europa” – e que visa apoiar as regiões na formação, retenção e atracção de pessoas com as aptidões e competências necessárias para mitigar o impacto da transição demográfica e da fuga de cérebros.
O Mecanismo de Reforço de Talentos sublinha a necessidade de soluções personalizadas e baseadas no local para diversas regiões. A entidade vai fornecer apoio a 10 regiões seleccionadas sendo o Alentejo beneficiário de assistência técnica.
Esta colaboração com a Comissão Europeia ocorrerá em duas fases distintas. Primeiro, vai realizar-se um exercício de diagnóstico baseado na análise de dados, revisão de documentos relevantes e interações com as partes interessadas. Numa segunda fase, a Comissão Europeia ajudará as suas autoridades regionais na implementação de algumas das medidas que serão identificadas durante a primeira fase.