30 anos – “O Núcleo Sportinguista de Moura está vivo e activo” Francisco Manta

No dia 23 de março, será inaugurada oficialmente a nova sede do Núcleo Sportinguista de Moura (NSM), um marco na história da organização do Sporting Clube de Portugal na cidade, que assinala 30 anos desde a sua criação. Este é um dos momentos mais importantes para os verdes e brancos e para quem faz parte da instituição que ao longo deste tempo tem demonstrado “o amor à camisola”, quer na administração do Núcleo, quer ao nível da aposta no Futsal e da formação de jovens atletas.

Por isso mesmo, o presidente do Núcleo Sportinguista de Moura, Francisco Manta, faz um balanço das ocasiões mais marcantes até aos dias de hoje e não deixou de agradecer “o contributo de muitas pessoas”, etapas vividas com “bons momentos e outros menos bons”, mas é sempre de recordar “todos aqueles que dignificam e dignificaram a instituição”.

Sobre as actividades, o empresário destaca o Futsal, com provas dadas. “Já fomos campeões distritais, ganhámos Taças do Distrito e actualmente estamos no Campeonato Interdistrital”. O gestor fez ainda questão de mencionar um ponto de viragem no NSM, quando há três anos “iniciámos o escalão de formação, assim sendo o Núcleo está vivo e activo”.
Depois de várias conquistas com a equipa Sénior, a aposta da direcção foi nos escalões mais jovens, “com cerca de 100 atletas actualmente a praticar o Futsal”, que está dividido em “escalão de Seniores, formação de Petizes, Traquinas e Benjamins”, avançou Francisco Manta e explicou que “a falta de espaço” no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Manuel Romana Ângelo, em Moura, condiciona a mais equipas, já que vontade não falta de ter mais atletas”.

Um trabalho feito em equipa que merece elogios da parte do dirigente desportivo. “Quero deixar uma palavra aos treinadores e dizer que temos um ‘naipe’ de técnicos para as camadas jovens, o que tem sido espectacular, quer para os miúdos quer para os pais. Nós queremos formar jogadores de Futsal e para o futuro formar grandes homens!”.
O “espirito de sacrifício”, o empenho e a dedicação, fazem parte da história do Núcleo Sportinguista de Moura, com algumas adversidades já enfrentadas e outras tantas conquistas, entre elas, a abertura da nova sede em Moura. “Já passámos por três sedes. A última foi num espaço cedido pela Câmara de Moura no centro da cidade, só que o mesmo não tinha condições. Actualmente, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Moura, conseguimos arrendar um espaço que lhes pertence, gastámos muito dinheiro, contámos com o apoio da Câmara e de outras entidades e, com o esforço e a determinação de todos, o sonho tornou-se realidade. Estamos a fazer uma sede que nos honra e que já está a funcionar com a inauguração oficial no dia do jantar de aniversário, 23 de março”, contou o dirigente.

Para esta ocasião especial, contam-se cerca de 200 convidados, entre eles algumas individualidades, como o padre Vitor Melícias, (sócio do Núcleo), Miguel Garcia, natural de Moura e antigo jogador do Sporting Clube de Portugal, Maria José Engrola Serrano, vice-presidente do SCP e André Pinotes, sportinguista, deputado e comentador desportivo.
Um dia que será de reconhecimento, segundo contou o presidente à Planície onde se esperam “algumas surpresas e a homenagem a dois grandes amigos que infelizmente já nos deixaram, o José João Correia e o Walter Machado”.
De “olhos postos no futuro”, a aposta de Manta é em “gente nova, visto que eu já ando por aqui há muitos anos” e se tudo se concretizar como se espera, o Núcleo “tem condições para fazer uma renovação e dar novas ideias para continuar sempre no bom caminho em prol do desporto e da cidade de Moura”, concluiu o presidente do Núcleo Sportinguista de Moura, Francisco Manta.

Scroll to top
Close
Browse Tags