O resultado apurado das eleições legislativas 2024, dão vitória à Aliança Democrática com 29.49% e a eleição de 79 deputados, seguido do Partido Socialista com 28.66% dos votos e 77 mandatos. O Chega como a 3ª força política com uma percentagem alcançada de 18.06%, tendo passado de 12 deputados para 48, onde elegeu em todos os distritos do país, com excepção de Bragança e também na Madeira e nos Açores.
A Iniciativa Liberal chegou aos 5.08%, o que resulta na eleição de 8 deputados, logo a seguir o Bloco de Esquerda com 4.46% e 5 mandatos.
A Coligação Democrática Unitária com 3.30% perdeu dois deputados na Assembleia da República, representada agora por apenas 4, com Paulo Raimundo a ser eleito por Lisboa. João Dias, o deputado do distrito de Beja não foi escolha dos Alentejanos, ou seja, o partido deixou de ter representatividade no Baixo Alentejo, um facto histórico que acontece pela primeira vez em 50 anos.
No distrito, PS, Chega e AD, são as três forças que irão estar nas bancadas parlamentares pela região do Baixo Alentejo.
Nos votos nacionais, o Livre conseguiu a percentagem de 3.26% e 4 representantes e o Pessoas Animais Natureza, 1.93% e 1 deputado, Inês Sousa Real, a única deputada pelo partido. A taxa de abstenção de 33.8%, foi a mais baixa desde 1995.
Para já, ainda faltam apurar os votos da emigração, que elegerão 4 deputados e os cenários possíveis de governação, são agora analisados pelos partidos e especialistas políticos. A partir de amanhã, 12 de março, os partidos serão ouvidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.