No distrito de Beja, o Partido Socialista venceu nos 14 concelhos, com 31,70% dos votos, com o Chega a ocupar o 2º lugar com 21,55% dos votos, a Aliança Democrática, com a 16,74%. Como deputados o distrito elegeu Nelson Brito (PS), Diva Ribeiro (Chega) e Gonçalo Valente (AD). Na noite eleitoral, a Planície ouviu as primeiras reacções dos deputados eleitos pelo distrito de Beja. Nelson Brito do PS, Diva Ribeiro do Chega e Gonçalo Valente da AD.
Partido Socialista – Nelson Brito – “Um resultado de vitória do Partido Socialista na região, resultado da grande campanha que desenvolveu neste acto eleitoral. O PS mantém a disponibilidade para continuar a trabalhar pelo território do Baixo Alentejano e isso não abdicaremos. Por outro lado, respeitamos a vontade soberana cada vez que o povo fala, é a democracia, mas devemos fazer uma reflexão do crescimento do populismo e do extremismo em todos os concelhos desta região”.
Chega – Diva Ribeiro – “Eleição, significa que Beja passou a ser um distrito em que a direita está efectivamente representada. Foi uma grande vitória e tudo faremos para representar o nosso distrito com dignidade”.
Aliança Democrática – Gonçalo Valente – “Estou mesmo muito feliz, foi a concretização do que fomos ouvindo na rua durante a campanha, as pessoas pediam mudança, pediam a Aliança Democrática na Assembleia da República e concretizou-se. Trabalhámos muito, mas conseguimos e vamos representar a região e os Baixo Alentejanos”.
Recordamos que comparativamente às últimas legislativas a CDU (João Dias) perde um deputado e o PS (Pedro do Carmo) perde a eleição do segundo.