No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 08 de março, a Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, debate o tema da “Igualdade de Género”, através de uma acção de sensibilização com os alunos da Escola Profissional de Moura (EPM), em conjunto com a Universidade Sénior de Moura. O encontro realiza-se às 10h30 nas instalações da EPM.
A chamada de atenção a propósito da data, é reforçada pelo NAV – Núcleo de Atendimento à Vítima de Beja, um serviço que faz parte da Moura Salúquia, com um alerta sobre a violência doméstica e a importância de ser denunciada quando acontece. As datas históricas mais importantes para as Mulheres, também fazem parte deste dia.

Em declarações à Planície, a Associação de Mulheres do Concelho de Moura, está solidária “com as mulheres desempregadas que não conseguem alcançar os seus sonhos, com as reformadas cuja magra pensão não lhes permite viver de forma confortável, com as mulheres para quem a maternidade é um fardo e não ternura e alegrias, com todas as que ainda têm cadeias que as amarram aos velhos tempos que perduram!”.

“Declaramo-nos solidárias com as jovens que se confrontam na descoberta de si próprias e dos outros, no desejo de afirmação das suas potencialidades e realização pessoal, bem como com a realidade de desemprego que lhes limita a vivência e que lhes cerceia os sonhos e adia a esperança no futuro!”.
“Declaramo-nos solidárias com as que conhecem a força da sua razão sabem que os caminhos a trilhar nem sempre são direitos nem fáceis, mas acreditam em si, na sua luta e na sua coragem! O dia 8 de março deve ser celebrado pela paz e solidariedade com todas as mulheres do mundo, principalmente aquelas que estão a viver em ambiente de guerra”.