Alentejo – GNR alerta para burlas

A Guarda Nacional Republicana alertou para a necessidade de prevenção e combate aos diversos tipos de burla existentes e para a demanda de sensibilizar os diferentes públicos-alvo para os diferentes tipos de burla.

leia também
GNR sensibiliza jovens contra a violência no namoro

Em 2022, foram registados pela Guarda 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos. No ano 2023, verificou-se um aumento face ao ano de 2022, registando-se 21 548 crimes de burla, destacando-se mais uma vez, a burla informática e nas comunicações, com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos.

leia também
GNR alerta para a prevenção da violência doméstica

No distrito de Beja, verificaram-se em 2022, 384 queixas de burlas e em 2023, o número aumentou para 459. As ocorrências com mais incidência, de acordo com a GNR, dizem respeito ao modo de actuação de compra e venda de bens, MBWay e publicações na Internet com post, vídeo e outras. No caso de compra e venda, a Guarda alerta para uma maior atenção, em especial, para que não sejam aceites métodos de pagamento desconhecidos, nem que se sigam instruções de estranhos. Por MBWay, nunca se devem deslocar a uma Caixa Multibanco seguindo indicações de alguém que não se conhece. Já para compras na Internet, comprovar sempre se a loja online é segura e desconfiar de ofertas atractivas. Além destas precauções, a força de segurança adverte para verificar sempre o seu extracto bancário. Em caso de burla, a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência.

Scroll to top
Close
Browse Tags