A Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – OLIVUM – apresenta os resultados da campanha do azeite 2023/2024, ao longo da qual a produção dos seus associados alcançou as 105 mil toneladas, um valor que representa cerca de 70% da totalidade do azeite produzido a nível nacional.
Num ano de safra, a empresa considerou “que se tratou de uma boa campanha, embora ligeiramente abaixo do antecipado”. Apesar de a produção de azeitona ter sido maior este ano, as temperaturas elevadas e chuvas em maior quantidade do que é habitual registadas no mês de outubro, bem como os períodos de geada sentidos em janeiro e fevereiro, resultaram numa maior humidade nas azeitonas e dificultaram a extracção de azeite nos lagares.
“Ainda que tenha sido uma campanha com várias adversidades, conseguimos superar obstáculos e manter os padrões de excelência que distinguem os nossos azeites no mercado. Não devemos ignorar os desafios que os nossos associados enfrentaram, e sobre os quais revelaram uma enorme resiliência, mantendo o compromisso com a qualidade deste produto que é uma referência a nível mundial”, refere a Directora-Executiva da empresa, Susana Sassetti.
Para a associação, o resultado positivo desta campanha – mesmo face aos constrangimentos – está também relacionado com o crescimento do olival moderno, com a entrada em produção de novos olivais em sebe e com a aposta crescente numa agricultura inovadora que, aliados às boas práticas de sustentabilidade, caracterizam este sector.
Responsável por 70% do azeite produzido em Portugal, a OLIVUM é actualmente a maior associação de Olivicultores e Lagares do país, com 49 mil hectares de olival, 130 grupos associados, mais de 300 explorações e dezoito lagares. A associação continua comprometida em apoiar e promover uma agricultura de precisão e sustentável entre os seus associados, de forma a garantir excelência e competitividade para o azeite português nos mercados nacional e internacional.