O Grupo CA organizou no passado dia 12 de janeiro a Gala comemorativa da 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola 2023, destinado a Produtores particulares e Cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país, que sejam seus Associados/Clientes.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas. Esta é mais uma iniciativa do Grupo Crédito Agrícola para apoiar o sector vitivinícola, cooperativas e produtores locais, e o desenvolvimento das economias locais.
A edição deste ano do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola recebeu um total de 246 vinhos – brancos, tintos e espumantes – e colocados à prova por 99 produtores nacionais das várias regiões do vitivinícolas do país, Clientes e Associados do Crédito Agrícola.
O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados no sector, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 21 de outubro, 75 vinhos, dos quais 70 com a Medalha de Ouro, três com a Grande Medalha de Ouro e duas distinções para Vinho de Produção Sustentável, a novidade apresentada nesta edição do Concurso, subordinada à temática da sustentabilidade.
Na 10ª edição foram distinguidos vinhos das várias regiões vitivinícolas: Vinhos Verdes (1 medalha), Douro (15 medalhas), Dão (9 medalhas), Beira Interior (1 medalha), Bairrada (3 medalhas), Tejo (6 medalhas), Lisboa (7 medalhas), Península de Setúbal (8 medalhas), Alentejo (19 medalhas), Algarve (5 medalhas) e Açores (1 medalha).
Nesta sequência, no passado dia 29 de fevereiro a CCAM do Guadiana Interior promoveu pelo 2º ano consecutivo um evento para distinguir os seus clientes e produtores premiados no referido concurso, o qual decorreu na Herdade do Rocim e contou com a presença de representantes dos respectivos produtores e da CCAM, sendo três vinhos distinguidos com a medalha de ouro e um com a distinção para vinho de produção sustentável, aos quais foi atribuído um troféu alusivo ao evento. Nesta edição, com a novidade subordinada ao tema da sustentabilidade tivemos como convidado o Sr. João Catalão que acrescentou valor e conhecimento através duma palestra sensibilizadora relacionada com este assunto e com a actividade vitivinícola.
Os premiados com Medalha de Ouro foram:
Família Margaça – Sociedade Agrícola de Pias, S.A., Família Margaça – Reserva -Branco 2021
JJMR Sociedade Agrícola – Herdade dos Veros – Reserva – Tinto 2020
Herdade do Rocim – Grande Rocim – Reserva – Tinto 2021
O premiado com Medalha de Produção Sustentável:
Herdade do Rocim – Grande Rocim – Reserva – Tinto 2021