Alentejo – Prémio AGIR 2024 é dedicado à sustentabilidade

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), representada pelo técnico Ricardo Vieira, esteve em Lisboa no passado dia 19 de fevereiro, para receber o galardão relativo ao 3º lugar do Prémio AGIR – uma iniciativa que se enquadra na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN, e que, anualmente, selecciona uma área de intervenção social e distingue três projectos.

leia também
Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo volta a ser premiado

A ADPM recebeu o prémio relativo ao projecto “Desenvolvimento Sustentável do Montado – capitalização dos SIGM” (Sistema Integrado de Gestão do Montado), que pretende incentivar a conservação do montado, um habitat classificado e protegido pela União Europeia e uma das paisagens mais emblemáticas do Mediterrâneo, mas também uma das mais ameaçadas.
O objectivo, através da partilha de informação e da capitalização da ferramenta de apoio à decisão SIGM (Sistemas Integrados de Gestão do Montado), é que seja feita a reversão desse declínio. A expectativa é que o projecto capacite produtores e técnicos para que contribuam para a protecção do montado, incentivando ao desenvolvimento socioeconómico, conservando a biodiversidade e aumentando os serviços providenciados por este ecossistema, como o sequestro de carbono.

A iniciativa irá incluir sessões de formação e sensibilização para boas práticas de conservação do Montado, esperando-se alcançar cerca de 200 proprietários, e a dinamização de uma rede de montados demonstrativos de adaptações às alterações climáticas. O Prémio AGIR 2024 será dedicado ao Apoio e Inclusão de Pessoas Em Situação de Sem Abrigo.

Scroll to top
Close
Browse Tags