A obra de requalificação do Jardim de Santa Justa, em Moura, está concluída e será inaugurada no dia 25 de fevereiro às 12h00 na Urbanização Quinta de Santa Justa. A empreitada, pretendeu dotar o espaço público de um polidesportivo e de zonas de lazer onde se inclui um quiosque com esplanada, um percurso ciclável, áreas de relva e sombras, estando garantidas as condições de acessibilidade. Foram ainda contempladas premissas de sustentabilidade no aproveitamento da nascente existente para a rega dos espaços verdes.
Ecocentro de Moura é inaugurado hoje e passa a estar ao serviço da população
Trata-se de um investimento de 487.737,49 euros que beneficia de financiamento do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.
O nome do Parque Desportivo e de Lazer – Dr. Francisco Baixinho Cravo, é um reconhecimento ao advogado, depois de uma decisão deliberada em reunião de Câmara no passado dia 07 de fevereiro, sob proposta do presidente, de forma a homenagear uma das personalidades mais marcantes e acarinhadas da sociedade mourense, conforme nota de imprensa da autarquia.
Francisco José de Aragão Baixinho Cravo, nasceu em Guimarães, no dia 20 de setembro de 1949. Na cidade berço, viveu até aos dois anos de idade. Dos 6 aos 10 anos, viveu em Moura com os seus avós maternos, o seu avô Baixinho (então presidente da Câmara Municipal de Moura) e a sua Avó Amália. De Moura, seguiu para Portimão, aos 11 anos, onde viveu com os seus pais e os seus 3 irmãos.
Em 1968, vai para Coimbra estudar Direito, onde estes tempos foram indiscutivelmente intensos e marcantes para a sua vida. Pelo direito, pelas amizades de uma vida que aí conquistou e pelo futebol – três pilares que em grande medida o definem e estruturam. Foi também nesse período que conheceu o amor da sua vida, Maria Manuela, com quem casou em 1973 e com quem teve três filhos.
Escolheu Moura para viver com a família, onde decidiu ser “um advogado de província, na província”. Além da advocacia, foi professor na Escola Secundária de Moura cerca de 10 anos, estagiou com outra importante figura de Moura, o Dr. Lino Delgado e posteriormente, abriu o seu escritório onde ainda hoje se mantém.
Na cidade que o acolheu, entregou-se a várias causas. Foi jogador, treinador e presidente da Mesa da Assembleia Geral do Moura Atlético Clube, dos Bombeiros Voluntários de Moura. Foi ainda presidente do Lar de São Francisco e pertenceu à direcção do Núcleo Sportinguista de Moura.
Hoje, apesar de estar aposentado, mantém-se activo e ainda exerce a profissão, além de leccionar no Instituto Politécnico de Beja no curso de Solicitadoria e é professor na Universidade Sénior de Moura.